TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PRÁTICAS UTILIZADAS NO PLANTIO E NA COLHEITA DO CURAUÁ


3.1 ESCOLHA DA ÁREA
 Escolher de preferência as áreas já alteradas, evitando utilizar áreas de pasto abandonado, o curauá se desenvolve melhor em solos arenosos, podendo também ser plantado em solo areno-argiloso. O módulo de produção ideal é de 2ha por família. O mais importante é não desmatar para plantar curauá.

3.2 PREPARO DO TERRENO
 O terreno para o preparo não precisa ser mecanizado, deve ser de modo tradicional e preferencialmente no mês de setembro.

3.3 SELEÇÃO DAS MUDAS
 As mudas são provenientes dos rebentos (mudas que brotam da base da planta), sendo que as mudas ideais devem medir entre 30 e 50 cm de comprimento e podem ser aproveitadas como adubo orgânico ou ração animal.

3.4 PLANTIO E ESPAÇAMENTOS
As covas para o plantio devem ser preparadas com enxada e ter uma profundidade entre 10 e 15 cm, apertando bem a terra em volta da muda. Se possível, colocando adubo orgânico na cova (esterco de gado ou cama de frango). O espaçamento recomendado é 1,0 x 0,5m, com 20.000 mudas de curauá por hectare.

3.5 CONSÓRCIOS
 No primeiro ano pode ser consorciado com a mandioca (plantio nas entrelinha), o curauá aceita também consórcios com fruteiras ou essências florestais. Recomenda-se a utilização da andiroba, cumaru, mogno, cedro, etc. Essas culturas devem ser plantadas logo no início do plantio do curauá, no espaçamento de 12m x 8m.

3.6 TRATOS CULTURAIS
Capinar e amontoar são os tratos essenciais no cultivo do curauá, se possível deve se fazer uma cobertura morta com casca de arroz ou outro material orgânico. A cobertura morta com casca de arroz evita a capina manual e favorece a retenção de água no solo, beneficiando a planta com relação ao seu crescimento vegetativo, produção de mudas e fibra.

3.7 COLHEITA
A primeira colheita é obtida após um ano do plantio, retirando-se as folhas maduras da planta mãe, as demais colheitas serão realizadas da planta mãe e da filha que cresce ao seu lado, num intervalo que varia entre 3 e 4 meses.

 3.8 MUCILAGEM
 Pode ser aproveitada como adubo orgânico ou ração animal.

3.9 RENDIMENTO
                    Uma planta de curauá produz em média 48 folhas maduras por ano, em média, 16 folhas de curauá pesam um quilo, um hectare de curauá pode produzir até 60/ t de folhas por ano, ou seja, 120/ t por módulo familiar de 2 ha

Nenhum comentário:

Postar um comentário